Deixando seu cachorro com a carga emocional
Um dos melhores modos de criar um cachorro ansioso, hiperativo, destrutivo, latindo, choramingando, uivando, quebrando a casinha, cheio de ansiedade de separação, é compartilhar uma despedida efusiva. Mesmo quando você sai sem alarde, já é difícil para o seu cachorro. Provavelmente, eles já estão um pouco preocupados e apreensivos... emocionalmente agitados. Então, a última coisa que você quer fazer é tornar algo que já é difícil para o seu cachorro... mil vezes pior.
A tendência para nós é querer nos conectar e comunicar com os nossos cachorros. Queremos que eles saibam que os amamos. Que estamos voltando. Que lamentamos. Que tudo ficará bem. E é exatamente assim que você faz com que tudo não fique bem. Mesmo que a intenção seja 100% positiva, o resultado real para o cachorro é o oposto. Eles ficam confusos, agitados, excitados, emocionalmente estimulados. E então - você sai.
Depois, eles ficam com toda essa elevação emocional e não têm para onde direcioná-la. O contraste, do que você acabou de compartilhar, para o que eles estão deixados agora, é enorme. E essa energia e estimulação que você criou precisam ir para algum lugar. Então, ela se manifesta em todas as coisas negativas que descrevi acima. Basicamente, você deixa o seu cachorro com a bagagem emocional. As suas intenções eram acalmar e confortar, mas o que eles criaram foi sofrimento e sobrecarga.
Eu sei que não é o que você deseja. E também não é o que o seu cachorro deseja. Confie em mim. Se você realmente quer ajudar o seu cachorro a se sentir melhor. Se você realmente quer que o seu cachorro não se preocupe. Se você realmente quer que o seu cachorro relaxe enquanto você está ausente, então não os sobrecarregue com energia física e emocional antes de partir. Apenas saia. Faça com que seja o mais normal e sem eventos possível. Seja neutro. Apenas vá.
Compreenda que o que você está tentando transmitir não está sendo recebido da maneira que você deseja, e certamente não está criando a reação positiva e reconfortante que você deseja. Entenda que, por mais conectados que estejamos, certas comunicações se perdem gravemente na tradução.
Mesmo que o seu coração humano possa parecer frio e indiferente ao simples ato de partir, o seu cachorro não vai perceber assim. Os sentimentos dele não serão feridos, eles não pensarão que você não os ama, e eles não guardarão ressentimento emocional. Pelo contrário, você realmente estará ajudando-os. Ajudando-os a se sentirem mais confortáveis, mais calmos, mais relaxados e mais aceitantes da sua partida. E é isso que você realmente deseja.